.

terça-feira, julho 28, 2009

O Lado Negro do Jornalismo - A Extorsão e Chantagem !

Ter que pagar para não ver o nome na Lama ?


Embora o Jornalismo seja formado em sua maioria por pessoas sérias e descompromissadas com quaisquer tipos de ideologias e partidarismos, sendo de fato meios para a transmissão das notícias de uma comunidade e de servirem de veículos de integração entre os povos, ainda é comum, principalmente em alguns meios e locais, a prática da extorsão e da Chantagem por alguns que se dizem "profissionais", e por Jornais tendenciosos, geralmente mergulhados em inúmeras dívidas e que salvam a sua pequena tiragem tentando extorquir pessoas que possuem alguma posição social ou posse financeira. É razoavelmente comum ouvirmos falar em frases do tipo:

"Se não pagar 10.000 reais por mês ao nosso jornal vamos bater nele, até que ceda !"

"Alô...Eu tenho aqui uma reportagem prontinha falando mal de você. Mas por X reais eu não publicarei..."

Gente, isso é picaretice, é crime previsto em lei. Alguns homens públicos que ganharam certa visibilidade se queixam de que jornais e até estações de rádio cobram pra não falar mal, e muitos preferem ceder e pagar a ver seus nomes achincalhados e porque não dizer, atirados à lama através de mentiras cuidadosamente inventadas por certos meios de comunicação. Esse é seguramente o lado mais negro do jornalismo, que forma opiniões negativas acerca das pessoas, atingindo pessoas de bem, ou "produzindo" mídia falsa, mentirosa e tendenciosa levando a população à mentira e sujando a honra de homens limpos. Que credibilidade poderia ter algum jornal que praticasse esse tipo de coisa ? Nenhuma. Mas que não duvidem os nossos nobres leitores das grandes manchetes e reportagens negativas ( ou até positivas ) que aparecem em certos meios de comunicação, pois isso é mais comum do que se pensa. O certo é que enquanto os bons profissionais trabalham com o pé na verdade, divulgando matérias que correspondem à veracidade dos fatos, outros tantos operam nas sombras e só esperam vender suas matérias com base na irresponsabilidade, na difamação, na desonestidade de agredirem pessoas de bem, para conseguirem altas somas de dinheiro. Dizem alguns que muitos jornais se sustentam dessa forma!

Quando os grandes valores de uma sociedade são subvertidos, é necessário que as pessoas de bem possam reverter a situação e agir com a honra e a verdade que lhes é própria. E neste caso especificamente, que os homens públicos, aqueles que seguramente são retos e probos não cedam às pressões da chantagem, e ao invés disso, DENUNCIEM essa prática funesta! - Faz bem todo aquele que denunciar algum golpe de chantagem por parte do Jornalismo. Que a sociedade possa extirpar esse grande mal que opera clandestinamente corrompendo a mídia desse país, extorquindo e fazendo de reféns homens públicos, homens de bem, que não precisariam pagar para ver seus méritos revelados, mas por outro lado, também JAMAIS poderiam ou deveriam pagar para não serem "aniquilados" por aqueles que se dizem jornalistas, mas na realidade não passam de ladrões e facínoras sentados e disfarçados à cadeira de um Jornal.

Meu conselho é: Não Paguem! Nunca cedam à Chantagem de Jornalistas inescrupulosos. Deixem que morram à míngua. Pois este é seguramente, o destino mais justo para aqueles que praticam a extorsão, a chantagem e a estupidez.

Por: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário: