.

quarta-feira, agosto 31, 2016

A questão fundamental da vida - Por: Dihelson Mendonça



A questão fundamental é: "Qual a importância do que fazemos hoje para a humanidade, daqui a 1000 anos ?" - Todo mundo segue uma mesma cartilha: Nasce, cresce, educa-se, frequenta uma escola, passa pelas mesmas dificuldades que todos já passaram, 300 milhões de dúvidas, arruma alguém, casa-se, faz planos para o futuro, comprar isso e aquilo, compra cama, sofá, geladeira, TVs, trabalha, trabalha, trabalha, compra casa própria, vai envelhecendo...tem outros filhos iguais a eles, cheios de dificuldades, mais trabalho, preocupações, sacrifícios, vai envelhecendo, até o dia em que aparece aquela doença estranha, vai para o hospital, tratamentos e mais tratamentos inúteis, morre e deixa tudo para os filhos, que fazem a mesma porcaria. O corpo vai para a sepultura como todos os outros antes dele, como animais irracionais, a carne apodrece, ficando ossos, que se transformam em pó.
E o que foi feito dessa vida tão breve ? Desse lampejo de existência ?
A única coisa que permanece sem a luz do esquecimento, é o que de bom nós deixamos para a humanidade. E novamente a pergunta: "Qual a importância do que fazemos hoje para a humanidade daqui a 1000 anos ?" - Se pensarmos bem, a nossa parca ou "porca" vida, só interessa a uma pessoa: A nós mesmos, que somos os únicos e grandes espectadores desse imenso e nefasto drama chamado VIDA. É por isso que diariamente tentamos driblar a morte, inventando coisas para nos perpetuarmos. Tudo o que fazemos é para esquecer que nada representamos no contexto geral. É apenas para anestesiar o sentimento de inutilidade e de nulidade. Só a dor é real. O prazer é uma ilusão passageira.
Portanto, como já dizia Charles Chaplin: "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."
Dihelson Mendonça - 24-04-2011
Para outras crônicas, acesse o Blog do Crato - www.blogdocrato.com


Nenhum comentário: