.

quinta-feira, setembro 30, 2010

A Incoerência Política - O Antes e o Depois!

A falta de coerência dos nossos políticos é uma coisa assustadora. Vemos que muitas pessoas falam por conveniência. Vejam por exemplo, o que o nosso presidente Lula dizia acerca do Bolsa Família e outros planos, taxava-os de assistencialistas e manipuladores do povo. Dizia que o povo não votava por ideologia, mas com o estômago, por uma política de dominação. Agora, que está no poder e criou diversos desses planos, e chama de imbecis os que são contrários. Em qual dos LULAs se pode acreditar ? No de ontem, ou no de hoje ? Você escolhe:



Contra fatos, não há argumentos!

terça-feira, setembro 14, 2010

O Eu que um dia fui feliz - Dedicado a Wilson Bernardo


"O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia. "

Alberto Caieiro

Quanta saudade tenho daquele tempo imemorial, em que eu saía para o mato com meu avô, em manhã nublada e de chuva, bem cedo, a caminho das roças de arroz e das caieiras de tijolos, passando por dentro das cercas de arame farpado, atravessando baixios, pisando em lama, barro, vendo as minhocas e imbuás remexendo a terra, enquanto a serra do Quincuncá era de pura beleza, com uma névoa que recobria o seu cume...

Embalado ao cheiro de cuscuz com feijão, torresmo, e uma carne assada, feito nas panelas de barro, molho de pimenta malagueta, cheiro esse que saía de cada chaminé das casas de taipa do caminho numa fumaça azulada; O Dicumê da roça, que parecia uma trilha sonora entrando pelo nariz adentro e combinava tão bem com a paisagem que explodia à nossa frente de puro verde.

Passávamos por debaixo dos pés de Oiticica, ladeando corredores de frondosas mangueiras. A terra tinha um manto de folhas secas amarelas e alaranjadas, e a areia ? a Areia milenar de tantas folhas já decompostas, tinha um cheiro acre, especial, que guardo até hoje em mim.

Atravessávamos o rio na canoa de "Seu beija", em tempos de enchentes. Ah! quem não viajou na canoa de "Beija" não aprendeu ainda o sentido da vida! A água entrava pelas frestas, e tínhamos medo daquilo afundar com todos nós. Um mêdo que, não obstante, refrigera a alma.

...Descendo as ladeiras, havia um Anum em cada estaca da estrada, acenando para os passantes com a sua cauda preta, e gritando o seu clássico bom agouro: Anum...Anum...Anum...

À noite, centenas de vagalumes pareciam competir com o claro amarelo, azul e verde dos candeeiros de querosene, e eu me deitava ao relento, com a cabeça encostada numa pedra, olhando por dentro dos arbustos e ouvia lá da varanda, as estórias dos velhos, com seus cachimbos, cigarros de palha e cafés quentes, enquanto o claro azul da lua proporcionava um espetáculo ímpar, ora saindo, ora entrando dentro das núvens, que formavam desenhos gigantescos na abóboda celestial.

"O véio Mané Pereira, Seu Manezão, Nêgo Zomin, Antonio Mendonça Leite"...cadê todos vocês ? Já sei. Estão naquela varanda ainda, nas noites do meu sertão, contando histórias, estórias. Amigos, um dia estarei novamente com vocês, nas mesmas noites enluaradas, e sendo novamente o "eu que um dia fui feliz". Se morresse amanhã, ainda assim morreria contente, porque tive uma vida...muito antes de me dar conta em tentar escolher a melhor de todas elas.

Dihelson Mendonça

( Memórias - Dedicado ao poeta Wilson Bernardo )

segunda-feira, setembro 13, 2010

General profetizou sobre Lula em 1972

IMPRESSIONANTE A PROFECIA DO GENERAL MOURÃO FILHO.



(1900 - 1972)
O General morreu em 1972, portanto NÃO conheceu Lula, mas veja como ele foi profético quando escreveu em seu livro.


Recebido por E-mail por Jair Rolim

sábado, setembro 11, 2010

JAMBALAYA - Uma homenagem a Karen Carpenter - Os Carpenters



Quando há alguns anos eu lia um texto sobre a discografia do grupo de Jazz vocal "The Singers Unlimited", o autor comparava a voz da cantora com a de Karen Carpenter, uma das maiores cantoras americanas, líder do grupo "The Carpenters". Na época eu fiquei um pouco surpreso com esta comparação, mas depois dei o braço a torcer, porque afinal, Karen realmente a merece. Aqui, nesta bela interpretação de um dos clássicos da música norte-americana, de Sr. hank Williams ( que é outro grande ícone da música Country ), Jambalaya pra vocês... E a letra. Mesmo pra quem souber inglês vai ter alguma dificuldade com as palavras incomuns que são próprias dos "caipiras" americanos ( que se chamava de música Hillbilly, o mais montanhês, caipira lá dos grotões dos Estados Unidos, rs rs rs ):

JAMBALAYA

Hank Williams

Goodbye Joe,
Me gotta go,
Me oh my oh,
Me gotta go
Pole the pirogue
Down the bayou
My Yvonne,
The sweetest one,
Me oh my oh,
Son of a gun,
We'll have big fun
On the bayou
Chorus:
Thibodaux,
Fontaineaux,
The place is buzzin'
Kinfolk come
To see Yvonne,
By the dozen
Dress in style
And go hog wild,
Me oh my oh
Son of a gun,
We'll have big fun
On the bayou.
Chorus:

Chorus:
Jambalaya and a crawfish pie
And filè gumbo,
'Cause tonight
I'm gonna see by ma cher amio
Pick guitar,
Fill fruit jar
And be gayo
Son of a gun,
We'll have big fun
On the bayou

Uma Ajudinha pra quem não entendeu tudo:

Mas o que diabos essa música quer dizer, afinal ? Encontrei o significado na própria internet:

"He's going in the row boat to pick up his sweetie(Yvonne) and take her to a Cajun party where they will serve Jambalaya (Cajun Stew) and Crawfish Pie File' gumbo = file' is a seasoning powder used in stews to flavor and thicken..
My ma cher amio is a term of endearment for Yvonne.
Fill fruit jar is moonshine whiskey
Thibodaux and Fontaineaux are small towns or communities in Louisiana."

sexta-feira, setembro 10, 2010

De Sexta pra Sábado e para Dominguinhos


Homenagem a um Mestre

Enquanto eu assistia ali a um seriado e outro de Jornada nas Estrelas ( Next Generation ), minha série favorita ( e olha que tenho todas as temporadas de todas as séries em DVD ), parei para admirar a discografia de um dos maiores GÊNIOS da Música Brasileira: Dominguinhos. É incrível como a gente descobre certas preciosidades em qualquer tempo da vida. Embora eu sempre tivesse admiração pelo trabalho do Dominguinhos, nunca havia me aprofundado como nos últimos dias, e confesso que estou encantado, tentando reunir todas as faixas instrumentais que Dominguinhos já gravou, para uma coleção.

Para mim que sou músico, é um prazer imenso ouvir as composições instrumentais do Dominguinhos, pois ele tem uma maneira muito própria de construir harmonias e melodias. Sempre buscando o inatingível, percorre caminhos da harmonia que eu nunca ouvi nunguém percorrer. São próprios seus. Tenho procurado a vida inteira um som que existe na imaginação, que está por trás de tudo aquilo que se ouve, e de vez em quando eu "vejo com os ouvidos" parte dessa imensa música. Por exemplo, nas gravações do Claire Fischer, do Chick Corea, do Herbie hancock, do Hermeto Pascoal, do Debussy, e do Dominguinhos. Ainda bem que temos esse gênio maior ainda conosco, para podermos contemplar aquilo que de melhor ele pode nos oferecer.

Então, nesta bela tarde de sexta-feira, Seu Domingos, você está sendo a atração por aqui em casa. Músicas como: "Segura as Calças", "Te cuida, Jacaré" e outras, são verdadeiras obras-de-arte. Maravilha de Deus que encantam nossos ouvidos!

Olha, eu gosto muito e admiro sanfoneiros geniais como o Richard Galliano, o Frank Morroco, e outros. Mas cês dão licença que Dominguinhos ainda é talvez o maior acordeonista do mundo. Esse negócio de rotular alguém de maior e melhor é sempre perigoso, mas digamos que Richard Galliano e Dominguinhos são meus dois grandes ídolos, e não vamos esquecer também do "papa" Art van Damme, do Toots Thielemans na gaita, e o grande Chiquinho do Acordeon. Pra mim, acordeonista tem que ter muita harmonia. To cansado de sanfoneiro "peba" que não tem harmonia, so tem técnica, velocidade. Em Fortaleza tá cheio deles. Até de duplas. Mas eu prefiro mesmo é gente que sabe tocar bonito e que tem balanço, swing... coisa assim pra Dominguinhos, Sivuca, e Hermeto, quando toca sanfona.

Bom, agora que eu já registrei aqui a minha pequena nota, vou voltando ali para o som empenadíssimo do Dominguinhos. Depois eu postarei algumas dessas músicas no "Diário de Bordo" pra vocês ouvirem...

Abraços,

Dihelson Mendonça