.

sexta-feira, setembro 10, 2010

De Sexta pra Sábado e para Dominguinhos


Homenagem a um Mestre

Enquanto eu assistia ali a um seriado e outro de Jornada nas Estrelas ( Next Generation ), minha série favorita ( e olha que tenho todas as temporadas de todas as séries em DVD ), parei para admirar a discografia de um dos maiores GÊNIOS da Música Brasileira: Dominguinhos. É incrível como a gente descobre certas preciosidades em qualquer tempo da vida. Embora eu sempre tivesse admiração pelo trabalho do Dominguinhos, nunca havia me aprofundado como nos últimos dias, e confesso que estou encantado, tentando reunir todas as faixas instrumentais que Dominguinhos já gravou, para uma coleção.

Para mim que sou músico, é um prazer imenso ouvir as composições instrumentais do Dominguinhos, pois ele tem uma maneira muito própria de construir harmonias e melodias. Sempre buscando o inatingível, percorre caminhos da harmonia que eu nunca ouvi nunguém percorrer. São próprios seus. Tenho procurado a vida inteira um som que existe na imaginação, que está por trás de tudo aquilo que se ouve, e de vez em quando eu "vejo com os ouvidos" parte dessa imensa música. Por exemplo, nas gravações do Claire Fischer, do Chick Corea, do Herbie hancock, do Hermeto Pascoal, do Debussy, e do Dominguinhos. Ainda bem que temos esse gênio maior ainda conosco, para podermos contemplar aquilo que de melhor ele pode nos oferecer.

Então, nesta bela tarde de sexta-feira, Seu Domingos, você está sendo a atração por aqui em casa. Músicas como: "Segura as Calças", "Te cuida, Jacaré" e outras, são verdadeiras obras-de-arte. Maravilha de Deus que encantam nossos ouvidos!

Olha, eu gosto muito e admiro sanfoneiros geniais como o Richard Galliano, o Frank Morroco, e outros. Mas cês dão licença que Dominguinhos ainda é talvez o maior acordeonista do mundo. Esse negócio de rotular alguém de maior e melhor é sempre perigoso, mas digamos que Richard Galliano e Dominguinhos são meus dois grandes ídolos, e não vamos esquecer também do "papa" Art van Damme, do Toots Thielemans na gaita, e o grande Chiquinho do Acordeon. Pra mim, acordeonista tem que ter muita harmonia. To cansado de sanfoneiro "peba" que não tem harmonia, so tem técnica, velocidade. Em Fortaleza tá cheio deles. Até de duplas. Mas eu prefiro mesmo é gente que sabe tocar bonito e que tem balanço, swing... coisa assim pra Dominguinhos, Sivuca, e Hermeto, quando toca sanfona.

Bom, agora que eu já registrei aqui a minha pequena nota, vou voltando ali para o som empenadíssimo do Dominguinhos. Depois eu postarei algumas dessas músicas no "Diário de Bordo" pra vocês ouvirem...

Abraços,

Dihelson Mendonça

Nenhum comentário: