.

sexta-feira, novembro 20, 2009

CD e Livro: A Busca da Perfeição

"Fazer música, é traduzir o Universo!"

NE - Artista Caririense com 29 anos de carreira, reconhecido no Brasil e no Exterior, CD na mão, não é convidado para a Mostra SESC. Qual é a Política e o porquê ?

Uma coisa interessante acontece na região do Cariri. Tenho notado que eventos culturais e artísticos são realizados ( e já são coisa rara ), mas quando isso acontece, parece existir sempre uma espécie de POLÍTICA em quem irá participar desses eventos. E não me refiro aqui apenas á corrente Mostra SESC, mas a diversos outros. Mas em específico, por exemplo, não é por falta de conhecimento da parte dos organizadores da Mostra SESC Cariri de Cultura que em 11 anos de sua existência, Eu e meu grupo musical, que possuo um trabalho autoral de música instrumental bastante elogiado pela crítica do Sul do país, jamais fui convidado para fazer parte dessa tal mostra SESC.

Eu aguardei muitos anos para fazer esta ponderação aqui de público, por entender que um dia ainda chegaria a minha vez. Mas não. Estou com meu próprio CD na mão, lançado no início de 2009, e modéstia à parte, um trabalho belíssimo, que reúne Música, Poesia e Artes Visuais. Coisa para quem realmente entende de arte em toda a sua expressão, e alinhado com os propósitos da Mostra SESC. Não fiz esse trabalho voltado aos leigos, e sim às cabeças pensantes ainda existentes espalhadas por esse país imenso. Nada mais justo do que ser convidado para expor esse trabalho, que além do CD, acompanha um livro fotográfico de 100 páginas com poesia e outros textos de mais de 30 participantes que muito enobrecem a Arte Caririense. O CD e o Livro que o acompanha é uma espécie de tributo à arte e ao Pensamento. Não só Caririense, mas Universal, já que trata dos grandes questionamentos humanos traduzidos em arte conceitual e experimentalismo sonoro.

Tenho visto ao longo dos anos que na Mostra SESC tem prevalecido, aparentemente, o pessoal de fora. Há quem diga até que essa é uma Mostra IMPORTADA, pois o espaço reservado ao pessoal do Cariri ainda é bastante restrito. Do que se conclui que das duas uma:

01 - Ou podemos concluir que há uma Ignorância em relação a quem faz Arte no Cariri.
02 - Ou os organizadores da Mostra SESC são muito mal-intencionados em excluir propositalmente os artistas do Cariri ou reduzir seu espaço de atuação.

E eu não falo apenas por mim. Temos outros artistas igualmente talentosos, como o violonista Cleivan Paiva, que possui um trabalho musical artístico belíssimo, 3 CDs lançados. Sucesso de Público e Crítica. Só quem não ouviu falar ainda em Cleivan Paiva, é quem não entende NADA de Arte, isto é, geralmente os cabeças de planilha que organizam eventos. Um músico que tem uma história dentro da Música Instrumental Brasileira. Temos muitos outros artistas, a exemplo também do Trio Zero Grau, com Ibbertson Nobre, temos o Luiz Carlos Salatiel, temos enfim... tanta gente excluída aí da parte musical da Mostra SESC, que somos forçados a pensar que essa exclusão se dá de modo proposital, já que todos nós estamos preparados para atender a qualquer convite feito pelos organizadores, já que somos do Cariri. Essa mostra vem para o Cariri e é para o Povo do Cariri.

Quero me solidarizar com Cacá Araújo e sua Guerrilha, uma verdadeira Mostra paralela que ele e seus companheiros realizaram durante o período da Mostra SESC, contendo peças de, por e para o nosso Cariri. Quero me solidarizar e externar a minha simpatia a esse movimento de verdadeiros guerrilheiros que não se contentando em esperar que um dia a Mostra SESC resolva incluir os artistas do teatro local também, partiram para abrir o seu próprio negócio, e estão mais do que certos! Se nós enquanto artistas do Cariri não lutarmos por nosso espaço, já vi que ninguém luta mesmo. Porque os que seriam para nos contratar, preferem trazer sempre o pessoal de fora. Num evento em que poderia ser a APOTEOSE da Cultura Caririense! - Em comentário recente no Blog do Crato, o artista Cacá Araújo externou também a sua indignação com a Mostra SESC, quando disse que os artistas precisariam se unir, a fim de ganhar outros espaços; Por exemplo, estendendo a guerrilha à ExpoCrato, montando um grande palco de atrações paralelas. Está certíssimo! Essa idéia eu já falei aqui há tempos, inclusive no ano passado, procuramos a administração municipal com a idéia, mas não foi possível realizar. Vamos lutar para que durante a ExpoCrato, durante a Mostra SESC, Durante todos os eventos IMPORTADOS que se caracterizam por se dedicarem a coisas culturais, nós possamos colocar os artistas e a cultura do Cariri também. Se não dentro do próprio evento, que façamos nosso próprio evento paralelo.

Para quem não conhece ainda o meu trabalho em CD e Livro, disponibilizo a seguir umas poucas páginas do livro fotográfico, que pode ser adquirido na Loja de CDs "Amilton Som" em Crato, que despacha também via correios:

CD e LIVRO: A BUSCA DA PERFEIÇÃO - Dihelson Mendonça

Trabalho autoral de Dihelson Mendonça e mais de 30 colaboradores. Reúne Música, Literatura e Artes Visuais em um CD e livro fotográfico de mais de 100 páginas. Um trabalho de arte conceitual que merece estar nas mãos de todos aqueles que sabem apreciar a ARTE. A seguir, algumas das mais de 100 páginas de poemas do livro que acompanha o CD:


Image27

Um trabalho sobre a Existência Humana...

Image2


A Imaginação...

Image10

As relações cósmicas

Image6

As Religiões e as Crenças...

Image8

As Filosofias...

Image12

O Enigma da Arte

Image16


A Ciência e os Dogmas

Image18

A música enquanto vibração do universo

Image20



Image14

Um trabalho conduzido por inúmeras mãos...

Image22

Onde a Arte...

Image25

...é levada ao seu devido Templo !

Image28




CD e Livro - A Busca da Perfeição

Produzido e dirigido por Dihelson mendonça
Arte gráfica: Soma9 Arte & Mídia
Concepção: Dihelson Mendonça
Realização: Reginaldo Farias
Fotografia: Dihelson mendonça e Pachelly Jamacaru

Já à venda em Amilton Som - Crato - CE - Vendas pelos correios.

2 comentários:

Demetrius Silva disse...

É impressionante o fato de ter presenciado a vida deste disco tão magnífico em cores e tons. A música é o complemento do Dihelson e o Dihelson completa a música de forma adorável. Uma sintonia mágica, e uma escolha fantástica das imagens os quais fazem parte da vida desse grande músico. Fica na paz e na pressão, para vivermos de reflexão e sucessões astronômicas de pura arte...
Valeu Dihelson, como diz o Obama: "Vc é o cara!"

César/Fortaleza disse...

Hoje estou me sentindo mais leve, pois tive o prazer de abrir esta janela e ver um homem de visão humana e artistística que transcede o imaginário para o real, de forma sincera. Já o acompanho no blog do Crato. Obrigado por essa oportunidade.

César/ Fortaleza.