.

terça-feira, outubro 13, 2009

ISLAMEY de Balakirev - Uma das peças mais difíceis, para piano.




Islamey, fantasia oriental, composta pelo compositor russo Mily Balakirev é uma peça geralmente considerada uma das de mais difícil execução para piano. Poucas pessoas no mundo conseguem tocar Islamey como ela deveria ser tocada, pois esbarram na sua imensa dificuldade técnica, e isso em si já é um grande empecilho para que se possa se ater à interpretação em si .Tenho ouvido Islamey com inúmeros pianistas, mas certas interpretações me chamam atenção.

Na minha opinião, a melhor delas é a do húngaro Cziffra. O grande pianista russo da modernidade Boris Berezowsky gravou Islamey, cuja interpretação chega a ser "quase" igual à do Gyorgy Cziffra. Outras interpretações recomendadas são as de Evgeny Kissin e Vladimir Horowitz.

O grande Franz Liszt, considerado o maior pianista de todos os tempos, em sua biografia, descreve em detalhes quando estava ensinando essa peça a um dos seus melhores alunos. Na verdade, Islamey tem muito do virtuosismo de Liszt, tão em moda pela sua total hegemonia ao piano e a influência que isso causou em outros compositores, inclusive aos seus rivais como Johhanes Brahms, quando este compôs as suas próprias variações sobre um tema de paganini, Liszt chegou a dizer "vejo que pelo menos alguma coisa de mim ficou em Brahms".

O certo é que a Europa sucumbia frente ao virtuosismo do grande húngaro, e Balakirev com certeza, sendo um dos grandes pianistas da rússia, sendo parte do famoso grupo dos 5, que mais representava a chamada escola russa, que se mostrava imersa num profundo nacionalismo do qual fazia parte também Aleksandr Borodin, César Cui, Modest Mussorgsky e Nikolai Rimsky-Korsakov, usou nessa peça para piano as suas grandes habilidades: O inegável sentimento da música russa, pois sente-se um prenúncio da sonoridade característica de um Tchaikovsky, que viria a seguir, porém sem abandonar os grandes princípios da música européia mais contemporânea, com traços de Chopin, Liszt e até Schumann.

Vamos conferir, na interpretação de atualíssimo Boris Berezowsky.


Acima: Foto do compositor russo Mily Balakirev

Por: Dihelson Mendonça
Pianista

3 comentários:

suely disse...

De nordestino para nodertino;
Você foi um raro achado! Parabéns pela qualidade e originalidade!
Abração/Suelt

xulipa disse...

Bom ter te encontrado! Criativo, bem humarado, enfim, raro blog!
Saudações nordestinas!

Bia disse...

Muito interessante e informativo seu texto :D,amo muito piano,lindo .-.