.

domingo, agosto 16, 2009

TV do Futuro - Sem cabeça, não existe solução !!


Sátira ao quadro da Mona Lisa de Da Vinci - Mula Lisa

A TV Digital vem aí. Quem precisa ainda da televisão convencional ?

Porque não escolher HOJE vc mesmo o que deseja assistir ?
Porque não escolher entre os milhares de canais de TV já existentes na internet ?

O problema não é tão simples assim. No Brasil, por décadas se formou o hábito das pessoas se basearem nos meios de comunicação, Rádio e TV , a fim de ter parâmetro de gosto. A TV e o Rádio lhes diz qual a onda do momento. Eles estão prontos para serem teleguiados. Foram amamentados com isso. Não conseguem mais pensar por si só. É como um animal que no processo evolutivo, perdeu o cérebro. É preciso que exista sempre a "grande mídia" para lhes dizer qual marca de roupa devem usar, qual grupo musical é o SUCESSO... qual a pasta de dentes que se deve comprar e a cerveja que desce redondo...

Desde que mundo é mundo, o Marketing é quem dita o gosto das pessoas.
Infelizmente, mesmo com toda a tecnologia disponível, poucos ainda estão aptos a escolher o que realmente desejam assistir, e preferem que alguém lhes formate os programas e os comerciais.

Aqui e acolá se pode encontrar alguém que já deu sumiço na TV convencional, e passou a assistir TV apenas via internet, ou no Youtube. Na verdade, a TV da forma comum, sem interatividade, é artigo completamente obsoleto, mas vai demorar muito para as classes menos pensantes começarem a pular para outros meios, porque onde já não há educação, não há a mínima possibilidade de se educar. Aliás, as classes menos pensantes estão sendo atropeladas pela tecnologia ultra-moderna. A internet invade a favela, a periferia das cidades. Mesmo o Zé das quantas que nunca teve formação alguma, já quer ter acesso à internet para ver aquilo que ele mesmo se espelha: Sites como "Miséria.Com", onde o Zé pode ver os pedaços das pessoas que foram atropeladas na esquina da casa dele. Pode ainda ver as coisas mais pornográficas que ficaram sem censura no Youtube, e pode procurar por aquela bandinha de forró que o Zé gosta, bem ao nível do intelecto dele.

Assim, sites úteis que promovem o engrandecimento do Ser Humano, como a Wikipédia, e os sites educativos, jornalísticos como a Reuters e outros, passam longe dessas pessoas, porque afinal, a internet tem de tudo. E para quem vive e pensa ainda como um animal selvagem, sem qualquer formação, não haverá nem agora nem no futuro tecnologia que dê jeito... Mas o Zé não tem culpa. Ele é a vítima de todo um sistema que o usa como massa de manobra para seus interesses, sonhar com a Ferrari, colocar um poster de Gisele Bundchen na parede e não ter feijão na panela para comer. É. O Zé não tem culpa. Ele não teve acesso ao que dignifica o ser humano: A Formação. A Educação geral do indivíduo. O Sistema não precisa que o Zé pense. Precisa que ele trabalhe. O sistema quer apenas que o Zé possa dar a última gota de sangue, consumir e sonhar que um dia vai ficar milionário, ralando e comendo a sua marmitinha...

Vai sonhando, Zé... vai sonhando. Seja o cidadão irrepreensível que trabalha para o nosso belo quadro social. Submissão total. E a máquina do sistema vai ficar super satisfeita contigo, Zé !

Por: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário: