.

domingo, agosto 16, 2009

É Preciso Deselitizar a Cultura. Crítica ao modelo atual do SESC e BNB.


É PRECISO DESELITIZAR A CULTURA !

Ao ver o meu vizinho lavando o carro no dia de Domingo, som ligado...Bandas de forró a mil... toda a vizinhança curtindo o mesmo som, crianças correndo de um lado para o outro, já absorvendo no seu inconsciente, aqueles acordes decadentes de um povo que sem ter outra opção para escolher, é levado a gostar do pão e circo que lhes é apresentado.

Comecei a pensar sobre o assunto, e vi que o meu vizinho tem na verdade um poder nas mãos muito maior do que o SESC e o BNB juntos. Um poder que a burocracia de tão enrolada que é, não atentou para as formas simples da divulgação cultural:

O Poder de formar platéia!

Pergunta, meu caro leitor:
01 - Quantos cartazes vc já viu dos eventos que acontecem no SESC e no BNB ?
02 - Vc já ouviu Carros de som com propaganda volante anunciando espetáculos de Arte ?
03 - Quantas propagandas de Rádio e de TV vc já ouviu com shows do SESC e BNB ?

E no entanto, saiba que aqueles shows não são nada baratos!
Saiba que enquanto isso, o mundo é dominado pelo lixo cultural.

O homenzinho lavando o carro escutando forró possui um poder fantástico, pois sem o aparato empregado na construção dos mega-espetáculos, ele consegue seduzir um quarteirão inteiro, que dia após dia, se convence daquele estilo musical e passa a ansiar pelos novos sucessos.

Um fato curioso, caro leitor, é que aqueles que trabalham na banda podre da arte decadente, como os promoters do forró ruim, e das casas de shows, aprenderam logo cedo que o MARKETING É TUDO ! e que uma parceria com a mídia é essencial a todo projeto que se queira realizar. Aqueles que promovem a decadência cultural acordam cedo, passam o dia a propagar suas festas com carros volantes, sob um sol escaldante, subindo rampas íngremes, comendo o pó e mordendo a rocha. Eles não sabem o que é trabalhar de gravatinha no Ar-Condicionado e falar sobre Arte como se a arte fosse um quadro na parede, mas sabem que o povão está com eles, porque eles estão NO MEIO do povo. E ainda quando o sol se deita, esses incansáveis propagadores ainda estão a trabalhar, para chegar em casa de madrugada e começar tudo no próximo dia, repetindo todo o processo.

Esse tipo de garra, de luta é o que está faltando na divulgação da Arte e da Cultura verdadeira. Se por um lado, os artistas, comodistas que são, preferem permanecer em suas casas esperando que alguém vá até lá e o agarre pelo braço para conduzi-lo ao palco, por outro lado, aqueles que se propõe a formação de platéia, elaboram projetos que contemplam meia-dúzia de pessoas dentro de uma sala aonde só vai quem já é do ramo...

Por essa época, aqui no Cariri está acontecendo a Nona Mostra SESC Cariri de Cultura.
Evento grandioso. magnífico até. Evento grandioso e caro, promovido pelo SESC. Espetáculos lindos, multicoloridos. Bela iniciativa dos seus organizadores não fosse pelo simples fato de que cai na regra anterior:

"Ainda é um Espetáculo para as Elites!"

É bem verdade que alguns shows tem entrada franca, mas os shows principais, cujo palco é o maior de todos, foram todos elitizados, e estão cobrando o acesso.

Cobrando o acesso ?

Ora! se o povão mal tem dinheiro para sobreviver, que dirá se alimentar de cultura e arte pagando pra isso. Não dá ! Isso é um verdadeiro Absurdo!

No momento em que todos os setores da sociedade se engajam numa ampla discussão sobre levar cultura ao povo simples, a cobrança dessas entradas é algo completamente absurdo e está causando um profundo descontentamento no seio da sociedade.

Hoje, com a internet, estamos fazendo aqui na região do cariri um grande forum de discussões, reunindo as mentes mais brilhantes do cariri na discussão desses assuntos. Essas pessoas se concentram basicamente em dois Blogs, chamados: Blog do crato e CaririCult.

www.blogdocrato.com
www.cariricult.com

Com pouco tempo de existência, nesses sites, conseguimos reunir os grandes responsáveis por todos os projetos culturais já realizados na região do cariri em 3 décadas. Quem quiser conhecer o que é verdadeira a cultura do cariri e quem são essas pessoas, e o que têm feito, basta visitar os sites. O objetivo é mostrar que nós somos capazes de criar mecanismos próprios da região que contemplem nossa própria cultura e nossa vocação cultural, principalmente na cidade de Crato, que tradicionalmente é um centro do pensamento artístico, de Festivais, mostras, poetas, escritores, intelectuais, músicos, etc.

Depois de ver valores cobrados para a entrada dos espetáculos da mostra SESC Cariri de Cultura, chego à triste conclusão de que se nós quisermos fazer algum dia algo verdadeiramente dos artistas e que fomente a cultura, como todo esse movimento que iniciamos no CRATO, que eu Chamo de "A Corrente do Bem", para destruir o monopólio do Forró na mídia, e criar uma agenda cultural de verdade para a cidade, e apoiar as iniciativas daqueles que se comprometem a fazê-lo, nós teremos que fazer com nossas próprias mãos, e com pessoas daqui do cariri empenhadas nisso. Só quem entende a mente do artista é outro artista. O burocrata não entende do pensamento artístico. Pode entender do trâmite dos papéis que levam à realização dos eventos. Por isso é importante o diálogo entre as duas partes. Talvez buscar apoio do SESC e BNB é muito necessário, mas seguindo NOSSA própria iniciativa. A iniciativa dos artistas, orientada pelos artistas e executada pelos padrões do SESC e BNB.

Porque é INADMISSÌVEL que um projeto que se diz fomentar a cultura e formação de platéia, bancada por "N" patrocinadores como a mostra SESC, por exemplo, possa cobrar do próprio povo por isso. Isso é uma verdadeira contradição!

A Mostra SESC infelizmente, virou algo assim de "Promoter"! Se fosse para criar um evento desses com artistas, e cobrando do público, não precisaríamos do SESC, e sim contratar uma empresa de Promoção comum, como a "Eventus" , que, sendo do ramo, colocria trocentos carros de som nas ruas, faixas, cartazes, e traria muito mais atrações e cobraria da mesma forma.

Quando é que enfim teremos um palco de 15 metros de comprimento por 3 de altura, luzes, iluminação adequada, mas localizada em praça pública para Milhares de pessoas assitirem a Cultura DE GRAÇA? porque para o povão tem-se que restringir aos palquinhos menores?

Porque a cultura permanece no modelo Elitizado, fechando as portas para aqueles POUCOS que ainda se interessam pelo assunto ?

Certo dia, conversando com alguém importante do CCBN, eu falei que "No BNB, só vai ao oitavo andar, quem tem negócios a tratar!". Em fortaleza, por exemplo, já existe aquele público cativo, as mesmas caras, o mesmo povo de sempre. Pouca coisa muda. E o que dirá dos 40.000 que uma estação de rádio arrebanham numa só tarde. Porque, amigos, eu acho que isso é verdade! A cultura não pode ser confinada dentro de lugares para 40 pessoas assitirem, quando o mundo todo está pegando fogo com bandas de forró e macaquices, simplesmente porque o povo não tem acesso a outro tipo de informação.

É preciso deselitizar a Cultura!

Iniciativas como as do SESC e do BNB são louváveis, mas convenhamos, ainda são muito tímidas, gastam rios de dinheiro em shows aonde só quem frequenta, são os que já gostam do estilo.

Porque não levam esses espetáculos para a praça pública ?
Ah! vai me dizer que isso não é tarefa para o BNB e para o SESC ?
Ah! vai me dizer que isso é para o poder público, prefeitura? E que tal fazer uma parceria com eles então ????

Pois é...enquanto se discute a burocracia, alguém lavando seu carrinho num dia banal de domingo com o som ligado, tocando forró, conquista mais a vizinhança com sua "divulgaçãozinha fundo-de-quintal" aberta, do que um show desses em local confinado, onde o povão definitivamente não participa, não gosta e nem é levado a gostar!

Porque a Cultura tem de ir aonde o povo está e não o contrário!

Por: Dihelson mendonça - Nov/2007

Nenhum comentário: