.

sexta-feira, agosto 28, 2009

De Nova York a Nova Olinda - Os Blogs como veículos de Utilidade Pública


Que a tecnologia abriu os horizontes da informação, mudando as perspectivas e opiniões, não restam mais dúvidas. Muito se tem escrito sobre isso ultimamente. A questão que trago agora, são mais específicos: Os Blogs.

Os Blogs surgiram como pequenos diários virtuais, quase todos pessoais, onde se proliferou de forma incrível entre as mocinhas, que gostam de desenhar aqueles corações, bonequinhas róseo, e aqueles poeminhas que toda adolescente gosta de escrever quando estão apaixonadas e se deparam com as primeiras dificuldades da vida. Blogs eram diários. Este é obviamente um estereótipo. Talvez derivados dos antigos murais, que foram uma febre na internet por volta de 1998, onde qualquer site que se prezava tinha seu mural. O mural representou uma forma muito democrática dos povos primevos ( essa palavra é demais...! rs ) terem acesso fácil nas duras Home-Pages que mantinham o monopólio e o controle absoluto. Na maioria das vezes, essas Home-Pages representavam o primeiro acesso ao mundo virtual, pois era a fachada das próprias empresas de prestação de serviços de internet, conhecidos como "provedores de acesso" ( uma coisa que vc irá contar para seus netos ). Então, esses murais por não ter muito controle, geralmente virava artigo de postagens pornográficas, veiculação política, anúncios de festas, desabafos, brigas, etc, mas foi uma forma bastante democrática da população participar dentro da tecnologia que existia.

Baseado na linguagem XML, que por sua vez derivou do HTML, o famoso código de que é feito a internet, surgiram os Blogs como uma espécie de mistura da facilidade de acesso dos Murais com a multimídia e o controle centralizado. Assim é que hoje, pela facilidade de acesso, construção, manutenção e muitas outras razões, é que na maoria dos casos, é muito mais prático se construir um Blog do que uma Home-Page, que em geral, é de difícil manutenção, além do fato de ser bem menos interativa, ou dessa interatividade carecer de um bom preparo das tecnologias de webdesign e de funções específicas dos servidores que a acomodam.

Portanto, nessa conjuntura, os Blogs são um passo além dos tradicionais websites, e talvez por isso haja essa explosão tão grande deles, aliados ao fato de que a internet só tende a crescer em volume de acesso. Cada cidade hoje, por sua vez procura divulgar as suas belezas, seus encantos, manter uma home-Page para seus turistas com informações, etc. Lembro-me bem que em 1994 já se poderia acessar diversas páginas da cidade de Nova York, com roteiros turísticos e outras informações. Hoje, não só Nova York, como até Nova Olinda possui seu website, e isso com certeza, revolucionou o mundo de uma forma nem sonhada por nossos pais.

Os dinâmicos Blogs das cidades, bem como seus websites ainda que mais estáticos, certamente que estão mudulando o mundo moderno, proporcionando rápido acesso à informação sobre suas cidades de forma nunca antes imaginada. E com a ampliação do acesso à internet em banda larga, o uso intenso de multimídia, e as novas tecnologias de voz sobre IP e sistemas de telefonia 3G e além, que garantirão acesso pleno à internet de forma constante por uma tarifa fixa, estamos marchando para cenários de total integração entre as pessoas, entre as cidades, onde nenhum lugar é longe e onde ninguém será inacessível. No presente, e durante algum tempo, entretanto, os blogs servirão de veículo principal de comunicação entre as pessoas de uma cidade, provendo informações, formando opiniões, promovendo o convívio social ( pelo menos a nível virtual ), e sendo uma extensão dos serviços de relacionamento, por oferecerem através de artigos escritos de forma técnica e com certa credibilidade, matérias que em nada deixam a desejar dos jornais impressos. E creio mesmo que num futuro breve, os grandes jornais em papel terão que enfrentar seu inexorável destino. Não posso garantir que seja o fim da mídia impressa, pois muita gente ainda gostará do papiro inventado pelos egípcios, mas que certamente a mídia impressa terá que repensar formas mais rápidas para concorrer com a extrema velocidade dos Blogs em termos de informação.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Nenhum comentário: