"Tenho tanto para escrever, que uma vida só não me bastaria. E porque nunca começo? Talvez pela preguiça que dá fazer uma réplica da pirâmide de Quéops!"
Pois pegue o lápis e o papel, ou o teclado do computador, palavras não foram feitas para se guardarem na memória de quem as tem e sim de quem as leem. Vendo a fotografia ao lado, percebo , que as mãos dos pianistas foram feitas para sobre -por o teclado, pois do contrário não seriam pianistas, e sim outro profissional.
Minha querida amiga Rosemary Xavier ( Rose ), muito obrigado pelo seu incentivo. Com tanta gente nos incentivando através de outros meios, eu preciso urgentemente começar essa caminhada também pelo mundo da escrita, porém, sem abandonar a minha querida Música.
Nascido em Crato-CE, em 1966, Dihelson mendonça é Pianista, Compositor, Fotógrafo, Jornalista, Poeta, Videomaker, Webdesigner, técnico de estúdio, além de exercer outras atividades.
Reside atualmente em Crato-CE, onde mantém um estúdio de produções audiovisuais, e administra diversos websites sem fins lucrativos destinados a promover a música Instrumental Brasileira, o Jazz, e a música erudita. Como músico profissional, tem viajado pelo mundo, divulgando os seus próprios trabalhos e representado a região do Cariri em eventos culturais, visando promover os grandes valores da arte e da cultura.
Criador do Blog do Crato e do Portal de notícias Chapada do Araripe, dois dos maiores websites do cariri, que já atingiram marcas de mais de 500 mil acessos mensais, e conta com mais de 80 escritores e colaboradores, através dos milhares de artigos, constituem-se no maior acervo na internet sobre o Crato e o Cariri cearense.
Embora sua grande paixão seja o piano e a música, nos últimos anos, Dihelson Mendonça tem se dedicado com grande empenho, à arte da fotografia e do vídeo. Atualmente produz vários documentários sobre a história e as grandes personalidades do Cariri, além de divulgar trabalhos de artistas da região. Site oficial: www.dihelson.com
Por: Haroldo Heitor Ribeiro
Livre Pensar...
Troféus da Mediocridade
"A Mediocridade não admite heróis nem heroísmos. O homem medíocre confina-se a seu tempo e à sua pequenez. Reconhecer os méritos superiores daqueles que ousaram ir mais longe exigiria-lhes uma altivez e nobreza que lhes falta, assim como carece de valor todo o falso ouro."
Dihelson Mendonça
MÚSICA: Evolução ou Involução ?
A música moderna, a arte conceitual ( abstract )...Nem Boulez, com toda a sua pompa e circunstance, que causou aquele alvoroço todo na primeira metade do século XX, influenciando o mundo inteiro, por um lado tomando a tocha que pertencia a Stravinsky, e por outro, como um vândalo, destruindo conceitualismos até de representantes da sua própria escola, ( que se rebelaria mais tarde ), pode ser hoje mais objeto de tanto espanto, ainda que alguns o creditem valores artísticos que eu ( IMHO ), não reconheço na sua obra. Por outro lado, enquanto a europa vivia a ebulição do pós-modernismo, nunca se livrou totalmente das correntes impressionistas e conservadoras de uma Belle Epoque em chamas, de um Mallarmé, de um Claude Debussy, que são amiúde, os verdadeiros "modernistas", em qualquer caso. Aqueles que antes de Boulez, de Stravinsky, ou de Webern, já profetizaram a sonoridade do que viria a seguir, como o serialismo integral, o atonalismo, e o dodecafonismo. ...Enquanto isso, o mundo evoluía por outros lados ( Ou Involuía, termo que eu proponho ), com Beatles, Sopas Campbell´s, Rolling Stones, Cage, andy-warhol e sua cultura de massa, que à luz da modernidade, já soam como dinossauros no Louvre. Movimentos paralelos ? O mundo não parou, e se em termos tecnológicos podemos usar a palavra convergência para definir os novos rumos, nas artes, penso que a tendência é exatamente o contrário: o fenômeno da divergência, da globalização e da pluralidade que todo esse caldeirão e o compartilhamento das aldeias globais nos proporcionou. E aqui abro um parêntesis para alertar sobre o perigo que incorrem alguns quando do uso desses novos "artifícios tecnológicos" na arte, sobretudo em relação à perda de identidade, um fator tão intrínseco para definir o caráter artístico de uma obra. É o caso, por exemplo, que eu pude comprovar no topo da Chapada do Araripe, ao ver um grupo de garotos catadores de pequi tocando com uma bandinha de latas, músicas de Michael Jackson. Incoerência ? E o que seria incoerência na arte contemporânea, afinal, diante do acima exposto da sobreposição das inúmeras escolas, similitudes e apropriações de conceitos ? - Dihelson Mendonça
Acesse o maior conteúdo do Crato na internet.Visite o Blog do Crato
Música de Qualidade - 24h!
Meu Desaniversário - 15 de Agosto
Quero agradecer de todo coração a todas as pessoas maravilhosas que ao longo do tempo, se tornaram meus verdadeiros amigos, e podemos hoje partilhar da felicidade de celebrar o dom da vida. Muitos já não estão mais conosco neste plano, mas há infinitos planos, cada um deles por onde passam infinitas retas e pontos, que são almas humanas. A todos eles, os meus sinceros agradecimentos por esse verdadeiro caldeirão que chamamos de: VIDA !
O que Importa...
"Eu não me importo se alguém não consiga compreender a minha arte. Já não componho pensando em glórias terrenas. O que verdadeiramente importaria, é se um deus criador a aprecia ou não. Pois tudo o que eu componho, visa alinhar-se com o seu projeto de universo transcendente a este plano físico. A música não vem de nós. Ela precede a existência humana..."
2 comentários:
Pois pegue o lápis e o papel, ou o teclado do computador, palavras não foram feitas para se guardarem na memória de quem as tem e sim de quem as leem.
Vendo a fotografia ao lado, percebo , que as mãos dos pianistas foram feitas para sobre -por o teclado, pois do contrário não seriam pianistas, e sim outro profissional.
Minha querida amiga Rosemary Xavier ( Rose ), muito obrigado pelo seu incentivo. Com tanta gente nos incentivando através de outros meios, eu preciso urgentemente começar essa caminhada também pelo mundo da escrita, porém, sem abandonar a minha querida Música.
Um grande abraço,
Dihelson Mendonça
Postar um comentário